sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Halloween

Halloween vem do termo all hallow's eve, que significa: véspera do dia de todos os santos.
Mas, apesar do nome, as raízes do halloween vêm de muito tempo atrás, muitos anos antes do cristianismo
Os celtas utilizavam o calendário lunar e dividiam o ano em 2 estações: os meses do verão (claros) e os meses do inverno (escuros). Assim o ano terminava ao final dos meses de verão e, na última lua cheia mais próxima do dia 1º de novembro, celebravam o Samhain, (em homenagem ao deus da luz Lug), o início do ano novo celta.
Simbolizando a morte do ano velho, todo fogo era apagado e, no primeiro dia do ano novo, eram acesas fogueiras e lareiras das casas celtas, pois acreditavam serem as fogueiras sagradas que espantavam os maus espíritos (esta é, provavelmente, a origem das fogueiras juninas no Brasil).
Os celtas acreditavam que nesta festa de Samhain, uma porta entre o humano e o sobrenatural era aberta e espíritos, bons e maus, vagavam pela terra. As almas retornavam aos seus antigos lares e as famílias as esperavam com comidas e bebidas, na esperança de acalmá-las e afastar mau agouro.
Como barreiras entre os dois mundos eram derrubadas, os celtas acreditavam que os humanos também passavam para o mundo dos espíritos.
Com muita festança, comida e bebida, abandonavam todas as inibições, desconsiderando e invertendo valores.
Também faziam previsões do futuro e adivinhações.
Um dos instrumentos adivinhatórios era o ritual de pegar uma maçã de dentro de uma vazilha com água, com a boca e, na marca deixada pelos dentes na maçã, as pessoas viam seu futuro.
Este ritual adivinhatório ainda é usado como uma brincadeira de halloween
Hoje, quando as crianças no halloween brincam trocando doces por travessuras, estão perpetuando estes antigos rituais celtas e suas cerimônias sagradas e, simbolicamente, trocam o mundo vizível com o invizível.
No Brasil, apesar de não ser uma festa culturalmente nossa, os cursos de inglês iniciaram esta prática no meio de nossos jovens e crianças e hoje, o halloween vem ganhando força e encobrindo cada vez mais nossas festas católicas do "dia de todos os santos" e do " dia de finados"
fontes:
ACI digital - controvérsia
br.geosites.com

Nenhum comentário: