segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Cristo Rei

Neste último domingo do ano litúrgico, nossa Igreja celebra o Dia de Cristo Rei.
Jesus é Rei no Reino de Deus; reino de paz, justiça e amor.
A festa de Cristo Rei, uma das mais recentes de nossa liturgia, foi instituida pela Igreja pelo Papa Pio XI, em 1925, como reconhecimento da autoridade universal de Cristo, na tentativa de desaparecer as divisões entre as pessoas, classes sociais, povos e nações. Ao reconhecermos que Cristo é o Rei do universo, não teremos mais porque aceitar o poder absolutista dos impérios; a tiranina dos imperialistas.
Teologicamente, Jesus Cristo é Rei, herdeiro do Reino de Deus nosso Pai. Ao ser interpelado por Pilatos se Jesus era mesmo Rei, Jesus lhe responde "Tu o dizes que sou Rei". Em outro momento Jesus afirma que o seu Reino não era deste mundo. E, Jesus já crucificado, alivia a angústia de seu companheiro de suplício, prometendo-lhe estarem juntos em seu Reino, no Paraíso.
Neste domingo também celebramos o dia do leigo e da leiga, por que?
A opção de Jesus pelos pobres, excluídos e marginalizados, e por ser Jesus herdeiro do Reino de Deus, e por isso Rei do universo, nos torna também herdeiros desse Reino. E, se somos cristãos, nossa missão como leigos e leigas na Igreja e no mundo é a mesma missão que foi de Jesus.
Se somos herdeiros do mesmo Reino de Jesus, somos também herdeiros de sua tríplice missão, do tríplice munus de Cristo: munus sacerdotal, munus profético e munus régio.
Munus sacerdotal: assim como Jesus, nós também entregamos toda nossa vida a Deus; nosso trabalho, nossa família, nosso sofrimento, nossa alegria.
Munus profético: assim como Jesus, nós também somos profetas, nós anunciamos a Palavra de Deus e denunciamos as injustiças
Munus régio: como herdeiros de Deus, o Criador de todas as coisas, somos seus có-criadores e, por isso estamos a favor da vida; defendemos a vida sempre e nossas atitudes são atitudes de vida.
Amém!

Nenhum comentário: