sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Livro de Judite


Judite, que significa judia em hebraico, é um livro de ficção, escrito por volta de 175 aC, a fim de animar a resistência judaica e incitar o povo ao levante contra Antíoco IV, rei selêucida que reinou entre 175 e 164 aC e que, ao decretar a helenização da Judéia, provoca a revolta e resistência do povo, chefiado pelos Macabeus.

O autor de Judite reedita uma antiga história e denuncia o anseio do poder absoluto de reis que querem tomar o lugar de Deus. Estes reis, na verdade, são responsáveis pela idéia falsa do Deus vingativo e opressor do I Testamento.

Judite também faz um resgate à todas as mulheres que tiveram participação importante e fundamental em toda história da salvação.

Para analisar o livro e a personagem Judite, é muito importante que consultemos Athalya Brenner, conferencista sênior na Techinion, em Haifa, Israel e professora de Feminismo e Cristianismo na Universidade Católica de Nijimegen, Holanda, que faz uma leitura a partir do gênero, muito importante em nossos estudos bíblicos, pois a partir de 1993, um documento elaborado pela Pontifícia Comissão Bíblica, "A Interpretação da Bíblia na Igreja", reconhece que a análise bíblica sobre a ótica da mulher, não só acrescenta novos critérios de avaliação, como corrige e revela interpretações tendenciosas.

"Ester, Judite e Susana a partir de uma leitura de gênero", Athalya Brenner (organizadora)

2 comentários:

Eduardo da Amazônia disse...

Salette, desculpe enviar recado por aqui, gostaria de falar com você urgentemente, podes me ligar, apesar da lógica ser a inversa? (91518667 é o n°)
Axé, e um super abraço ao NF Semente!

Bhagavan disse...

Oi Eduardo
Ligo hoje, na hora do almoço, ok?
Bj